Para incentivar leitura na pandemia, CMEI de Ivatuba recebe livros infantis

Pedido atendido pelo deputado Enio Verri e de uma diretora do Centro de Educação Infantil, que estava preocupada com o vínculo das crianças e a literatura durante o isolamento

Professor universitário aposentado, o deputado federal Enio Verri (PT-PR) nunca deixou de se preocupar com a Educação, enquanto agente político. Sempre que pode, atende demandas do setor, por entender a importância e o poder transformador da Educação para a população. A ação mais recente é a entrega de 256 livros de histórias infantis para o Centro de Educação Infantil Carolina Fernandes Dias (CMEI), de Ivatuba, município localizado no Noroeste do Paraná. Os títulos doados são: “A visita” do autor Antje Damm e “Com que Roupa Irei Para a Festa do Rei?” dos escritores Tino Freitas e Ionit Zilberman.

O fomento à leitura durante a pandemia surgiu a partir de um ofício enviado pela professora Valéria Bressianini, diretora da unidade educacional paranaense beneficiada com a entrega dos exemplares. Ela foi atendida em 20 dias, graças a uma parceria de Enio Verri com a Fundação Banco Itaú – grande incentivadora da promoção à leitura no país.

A preocupação maior da diretora quando escreveu o ofício era com o baixo vínculo das crianças com a literatura durante o isolamento social. Ela nem acreditava que a solicitação seria atendida, ainda mais de forma tão rápida. “Eu enviei o ofício e nem acreditei quando recebi a notícia que os livros seriam doados, 128 de cada título. Agora, os exemplares serão enviados para a casa dos alunos, junto com as atividades escolares. Hoje, a nossa maior dificuldade é atender as crianças semanalmente com materiais diferentes e atrativos. Além dos livros, também enviamos jogos, pois ambos ajudam no desenvolvimento das crianças durante a infância”, explica a diretora.

Para o deputado federal Enio Verri, é uma grande satisfação promover ainda mais a Educação, ajudando os professores com materiais que deixam as aulas mais dinâmicas. Em contrapartida, os alunos terão mais oportunidade de desenvolvimento social e cognitivo, uma vez que os livros são ricos em informações e auxiliam no melhor aprendizado. “Eu entendo que é na primeira fase da Educação Básica que de fato deve acontecer o desenvolvimento dessas habilidades nas crianças, pois elas precisam de estímulo da criatividade e imaginação, principalmente durante o isolamento social, que tem prejudicado os pequenos de forma direta”, diz Verri.

A entrega dos livros na cidade de Ivatuba contou com a presença do prefeito Sérgio Santi (PSD) e do vice-prefeito Gimenez Franco (Solidariedade), além da participação de secretários e servidores municipais e dos vereadores Diva Molina (PL), que é presidente da Câmara Municipal, Toninha Pelissari (PL), José Viana (PP) e Roberto Governo (PSD).

LIVRO: “A visita”

Por Antje Damm (Autor, Ilustrador) e Sofia Mariutti (Tradutor)

Elise é uma mulher muito medrosa. Tem medo de aranha, medo de gente e até medo de árvore. Por isso vive sozinha e sozinha pretende ficar. Mas, quando menos espera, um aviãozinho de papel entra por uma janela, atrapalhando sua paz diária. No dia seguinte, certa visita bate em sua porta. E Elise não sabe o que fazer! Será que ela deve receber um estranho – e abrir um espaço como esse em sua vida? Ou deve ignorar e manter tudo da mesma forma? Nesta narrativa, fica claro como, às vezes, basta abrir uma porta para que grandes transformações aconteçam em nossas vidas.

LIVRO: “Com que Roupa Irei Para a Festa do Rei?”
Por Tino Freitas (Autor) e Ionit Zilberman (Autor)

O conto de fadas “A roupa nova do rei” serviu de inspiração para Tino Freitas contar nesse livro, em versos, uma história sobre animais e reis de todos os tipos (até mesmo do rock e do futebol…). Anunciada a festa, os bichos súditos correm para encomendar no alfaiate a mais bela vestimenta para o baile que o rei dará. Mas a sabedoria do jabuti é que vai dar um baile nas estratégias dos outros bichos. Um texto divertido e cheio de referências culturais, que ganhou as belíssimas ilustrações de Ionit Zilberman, é o que aguarda os leitores desse livro.